Marcações

A funcionalidade Marcações permite que você adicione à sua app um módulo de marcações automático.

O gestor da app poderá criar vários pontos de venda, categorias, serviços e prestadores. Também é possível definir horários de abertura e de fecho de lojas e criar um calendário específico para cada um dos prestadores. Por fim, de forma a aceitar marcações por telefone ou no ponto de venda, é possível adicionar marcações manualmente.

A funcionalidade Marcações envia lembretes aos clientes antes do início de cada serviço. Por defeito, o lembrete está configurado para ser enviado uma hora antes do serviço ser prestado, mas o gestor da app pode ajustar este envio de acordo com as suas necessidades.

SETUP

Será preciso aceder ao editor para configurar o seu módulo de marcações.

Captura de ecrã 2017-05-09, às 12.56.22

 

  1.  Localizações

O primeiro passo é definir a localização da sua loja. Pode adicionar mais do que uma localização à sua app. Se tiver apenas uma loja configurada, o utilizador apenas conseguirá ver essa. Precisará adicionar o nome do local, o endereço e definir o horário de funcionamento. Caso feche para hora de almoço, deverá configurá-la quando adicionar os prestadores. Nessa altura poderá definir o período de almoço separadamente para cada um deles. Por fim, poderá definir se a loja estará fechada num dia específico, como por exemplo o 25 de Dezembro e, salvar.

02

 

  1. Serviços e Categorias

O segundo passo é criar categorias de serviços. Isto permite mostrar ao seu cliente uma lista de serviços disponibilizados pela sua empresa. Se tiver apenas uma categoria, a guia de categorias não será mostrada durante o processo de agendamento. O utilizador será automaticamente reencaminhado para o único serviço existente.

03

Depois de criar as categorias, poderá passar para a criação dos serviços. É necessário definir um nome, preço – não se preocupe com o símbolo da moeda, o mesmo será obtido das configurações de moeda da aplicação –  tempo de serviço, buffer de tempo e a categoria. O buffer de tempo é o tempo é necessário entre compromissos e pode ser definido como zero.

marcacoes_04

Depois de salvar o serviço, é necessário definir onde esse serviço estará disponível. Podem existir várias lojas e um determinado serviço pode estar apenas disponível num local. Assim sendo, é necessário repetir este processo para todos os serviços que forem criados.

 

  1. Prestadores

O primeiro passo é adicionar os prestadores e associá-los aos locais e serviços que prestam. Será necessário criar um nome para cada um deles, adicionar um número de telefone e um endereço de e-mail. Cada vez que um serviço for marcado para um prestador específico, um e-mail de informação será enviado. Também poderá adicionar uma imagem a cada um dos prestadores, caso contrário será mostrado um avatar padrão.

05

Depois de adicionar um prestador, é preciso atribuir os serviços que o mesmo presta. Observe que, se você tiver mais do que um local e o prestador trabalhar em ambos os locais, será necessário atribuir os serviços ao mesmo em cada um desses locais.

marcacoes_06

  1. HORÁRIOS

A última etapa é definir o horário de trabalho do prestador. Caso o mesmo trabalhe em mais do que um local, é necessário definir os horários para cada local.

06

Ao definir o horário de atendimento de um prestador, será necessário definir as horas de início e de fim. Também é possível adicionar uma pausa de um dia, por exemplo, caso o prestador não trabalhe numa data específica devido a um feriado ou a uma consulta médica. O almoço ou qualquer outra pausa também podem ser adicionadas a partir deste ecrã. Essas pausas serão excluídas da disponibilidade no interface de reserva do utilizador.

07

  1. OPÇÕES

No menu de opções poderá ajustar algumas opções de design do módulo e personalizar os ícones usados.

08

  1. Customização

A cor do ícone ativo durante o processo de reserva pode ser personalizada individualmente usando o código SCSS abaixo:

.tab-item-active> .icon,.

Tab-item-active> span.tab-title {

Cor: # ff0000! Importante;

}

marcacoes_10

 

GESTÃO DE MARCAÇÕES

As marcações podem ser geridas a partir da interface do Calendário. O gestor da loja precisará selecionar o local e o prestador que precisa ser gerido. Uma vez selecionado, o calendário pode ser carregado com esse critério. Caso o gestor da loja precise mudar de local ou prestador, poderá fazê-lo usando os menus de pull down.

marcacoes_11

marcacoes_12

  1. Adicionar uma marcação

O gestor de loja pode adicionar uma marcação recebida por telefone ou de um cliente na loja a partir da exibição do calendário. Um agendamento pode ser adicionado facilmente clicando na data e hora desejadas. Uma nova janela aparecerá onde o gestor da loja será capaz de selecionar o serviço, o cliente e o horário desejado. Se houver algum requisito especial ou detalhes, estes podem ser adicionados no campo Notas. Assim que a nova marcação for salva, um e-mail de confirmação será enviado ao cliente e ao prestador.

marcacoes_13

  1. Cancelamento de uma marcação

O cliente não pode atualmente cancelar uma marcação. Isso será ativado numa versão futura quando a política de cancelamento de reservas for suportada. Atualmente, se o cliente precisar cancelar uma marcação, o gestor da loja terá que ser contactado. O cancelamento pode ser feito clicando sob a marcação pretendida na Exibição do calendário e pressionando o botão Anular. Cancelar uma marcação manterá a mesma no Calendário e no front-end do cliente. Se você precisar excluir completamente essa marcação, deve usar o botão Excluir.

marcacoes_14

  1. Editar uma marcação

Uma marcação pode ser alterada de duas maneiras. Se apenas for necessário proceder a uma mudança de data/hora dentro da mesma semana, o gestor da loja pode simplesmente arrastar a marcação desejada e soltá-la na nova data/hora. Certifique-se de que a data/hora de destino está disponível, ou seja, a loja está aberta e o prestador está disponível nesse dia/hora. Se algum dos critérios mencionados anteriormente falhar, a funcionalidade arrastar/largar não funcionará. A segunda maneira de alterar uma marcação é clicar nela como se fosse editá-la. Uma vez que o pop-up de edição seja aberto, poderá alterar os detalhes da mesma.

 

EXEMPLO NA APLICAÇÃO

marcacoes_15

marcacoes_16

marcacoes_17

marcacoes_18

marcacoes_19

marcacoes_20

marcacoes_21

marcacoes_22

marcacoes_23

marcacoes_24

Este artigo foi útil?

Artigos Relacionados

Você deve fazer login para responder a este tópico.