Comércio

Com a funcionalidade Comércio poderá vender os seus produtos a partir de vários pontos de venda. Os clientes poderão pagar online via Paypal, nos pontos de venda ou, contra entrega.

1. Crie um ponto de venda

Depois de adicionar a funcionalidade “Comércio”, clique em imagens_07 para adicionar um ponto de venda:

comercio_02

Preencha os dados referentes ao seu ponto de venda/loja:

comercio_03

Em seguida, adicione as opções de entrega. Pode escolher entre:

  • “Na loja”: Significa que o cliente deverá comprar o produto na loja.
  • “Take away”: Significa que o produto deve ser recolhido na loja e levado pelo cliente.
  • “Entrega”: Significa que o produto poderá ser entregue ao cliente.

Se escolher “Entrega”, algumas destas opções serão mostradas:

  • “Taxa de entrega”: Custo da entrega.
  • “Entrega gratuita a partir de”: se quiser que a entrega seja gratuita a partir de um determinado valor de compra.
  • “Raio de entrega”: Indica o raio de entrega a partir da localização da loja.
  • “Encomenda mínima”: Se a encomenda deve obedecer a um valor mínimo para que seja dispnibilizado o serviço de entrega ao cliente.

comercio_04
A seguir, adicione as opções de pagamento.

Se escolher a forma de pagamento Paypal, precisará fazer alguns passos obrigatórios na sua conta. Veja como em:  http://ajuda.easyapp.pt/perguntas-frequentes/configurar-o-paypal-para-vender-na-sua-app/. Esta é a única forma de pagamento que a aplicação permite. A opção “Cartão de crédito” apenas existe para informar os clientes que estes serão capazes de pagar na loja ou no ato de entrega com cartão de crédito, e não dentro da aplicação.

comercio_05

Salve as configurações clicando em comercio_06.

2. Crie categorias para os seus produtos

Após criar a sua loja, irá aparecer-lhe uma barra com as opções “Lojas”, “Catálogo”, “Encomendas”, e “Configurações”.  Clique em “Catálogo” e de seguida em “Categorias”:

comercio_07

Clique em “+” para adicionar outras categorias . A primeira é criada automaticamente, mas não será mostrada aos clientes. É a categoria base, por assim dizer, onde organizará as restantes categorias. Selecione-a e clique em “+” para adicionar uma subcategoria (na verdade, como a categoria base não é mostrada, esta nova categoria funcionará como uma categoria principal). Adicione tantas categorias e subcategorias quantas as que necessitar:

comercio_08

Pode arrastar as categorias para a localização que pretender, mudando a sequência com que são apresentadas ou transformá-las de uma subcategoria para uma categoria e vice-versa.

3. Crie produtos

Dentro de uma categoria principal criada, clique em “+produto” e preencha os dados referentes ao nome, descrição, preço e adicione uma imagem.
comercio_09

Pode adicionar tamanhos às características do seu produto. Ligue “On” em “Formatos dos produtos” e, em seguida, preencha as informações pedidas. Note que, se ativar esta função, não será capaz de alterar o preço do seu produto no menu principal, como fez pouco antes. O preço exibido será o menor (“a partir de 3 €”, por exemplo).

comercio_10

Ainda pode adicionar opções ao seu produto. Aqui está um exemplo para o produto acima mencionado. Vamos criar vários tipos de molhos:

comercio_11

Se clicar em “pelo menos uma opção é obrigatória” o cliente terá de escolher entre os vários molhos disponíveis quando encomendar o produto. Não poderá fazer a encomenda sem selecionar pelo menos uma dessas opções. Para criar opções basta clicar em “+Adicionar opções”:

comercio_12

Clique em “OK” para salvar. Agora, na página dos detalhes dos produtos podem ver-se as opções disponíveis.

comercio_13

Em seguida, verifique a categoria do seu produto:

comercio_14

Clique em “OK” para guardar o produto. Também pode duplicar um produto que não tenha muitas diferenças do anterior:

comercio_15

Se tiver muitos produtos, pode ser difícil encontrar um deles. Por isso existe uma barra de pesquisa, onde pode digitar um nome e encontrá-lo facilmente.

comercio_16

4. Gerir

Na opção “Encomendas”, é possível gerir as ordens recebidas. No menu “Configurações”, é possível ter, em cada loja, uma impressora conectada à aplicação para imprimir os pedidos quando eles chegam, e também para gerir as taxas de encomenda, caso existam várias:

comercio_17

comercio_18

comercio_19

Este artigo foi útil?

Artigos Relacionados

Você deve fazer login para responder a este tópico.