Cartão de Fidelização

Com a funcionalidade de fidelização pode criar um cartão de fidelização ou um cartão de pontos. Isto significa que, haverá uma compensação para o cliente, após um determinado número de pontos acumulados. Por exemplo, “um hamburguer grátis ao fim de dez comprados”.

Para validar o cartão, o gerente e/ou os colaboradores autorizados, devem introduzir uma palavra passe digital de quatro dígitos. Tal como nos cartões de fidelização em formato papel, onde o cliente tem de mostrar o cartão para que este seja carimbado, com o nosso cartão de fidelização digital, o cliente tem de mostrar o seu smartphone para que o colaborador possa introduzir o código de validação,  referente à compra efetuada.

Por vezes, esta funcionalidade é usada com a funcionalidade Concurso para aumentar a frequência de compra.

1. Criação do cartão de fidelização.
Para criar um cartão de fidelização é necessário definir os seguintes requisitos:

  • O número total de pontos
  • O prémio
  • Qual a condição para validar um ponto

Opcionalmente pode personalizar as imagens que aparecem no cartão, tanto antes de validar o ponto como depois. Para isso irá necessitar de 2 imagens, uma para o ponto inativo e outra para o ponto depois de validado. Estas imagens deverão ser quadradas com, pelo menos 200×200 pixels.

Aqui está um exemplo:

2. Criação da palavra passe digital de quatro dígitos.
É possível criar uma palavra passe para cada colaborador. Desta forma é mais fácil verificar quem valida o quê. Para criar a palavra passe, apenas precisa de fazer click no botão “as minhas palavras passe”. Em alternativa, pode descarregar um código QR específico para cada colaborador, imprimi-lo e usar para validar os pontos.

3. O cartão de fidelização na aplicação.

Para validar um ponto, o cliente “toca” num ponto e mostra o seu smartphone ao colaborador. O colaborador escolhe o número de pontos e introduz a sua palavra passe. Em alternativa, o colaborador também pode validar o ponto usando um código QR.

Uma vez que o cliente acumule o número de pontos necessários, irá aparecer um cupão que deverá ser validado pelo colaborador para ser utilizado:

cartao.fidelizacao.app.ecra2

 

Nota:
Não é possível editar ou eliminar um cartão de fidelização. Porquê? Porque este funciona como um verdadeiro cartão físico. Uma vez que o cliente o adquire com uma determinada oferta e vai acumulando pontos, o mesmo não pode ser alterado (seria demasiado fácil atrair clientes com a promessa de uma grande oferta e depois alterá-la para uma oferta de menor valor enquanto ainda houvessem pontos por validar). No entanto, é possível criar um novo cartão com uma nova oferta. Todos os clientes que já tiverem pontos validados num cartão antigo, terão de continuar a usá-lo até estar completamente validado, findo o qual receberão um novo cartão. Os clientes que ainda não tiverem pontos validados num cartão antigo, receberão imediatamente um novo.

Este artigo foi útil?

Artigos Relacionados

Você deve fazer login para responder a este tópico.